• instagram
  • youtube_social_circle_dark
  • facebook

Tel: 051-3228-5365

e-mail: ensino@cejbf@org.br

  • imprensacejbf

VISITA DR CLAUDIO MARTINS NO CEJBF




Hoje, dia 19/06/2019 tivemos a presença ilustre do Dr. Claúdio Martins,  Diretor Secretário da Associação Brasileiro de Psiquiatria – ABP, Presidente da Associação de Psiquiatria Cyro Martins - CCYM (Federada da ABP) e Presidente do Centro de Estudos de Literatura e Psicanalise Cyro Martins - CELPCYRO  , na reunião de Diretoria. A visita teve como principal assunto a XV Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental.


IV Simpósio CCYM

II Simpósio Internacional ABP/APAL, que ocorrerá nos dias  28 e 29 de junho. Evento que valerá 5 pontos para a prova de título da ABP. Para se inscrever basta acessar www.ccym.org.br/simposio.


A “Saúde Mental no Mundo em que vivemos” é o tema escolhido para o nosso evento deste ano, que reunirá “experts” e palestrantes renomados para um fórum de intercâmbio de conhecimentos científicos, centrado na Depressão e na Ansiedade, transtornos mentais prevalentes em nossos dias.


É crescente o número de pessoas diagnosticadas com transtornos mentais como depressão, ansiedade, bipolaridade e o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Somam-se mais de 4oo milhões de pessoas afetadas no mundo por essas e outras condições ao redor do mundo.


A depressão, por exemplo, é a maior causa de incapacitação do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a mesma fonte, o número de pessoas atingidas por essa condição aumentou em 20% em dez anos, o que significa um sinal de alerta gravíssimo.


O Brasil tem a maior prevalência mundial de Transtornos de Ansiedade. São 18,6 milhões de pessoas sofrendo com o problema, ou seja, 9,3% da população do país.


Qualquer pessoa está sujeita a padecer de Transtornos Mentais, independentemente de sexo, orientação sexual, raça, idade, aparência, situação ou condição social. Isso desmistifica o estigma de serem “loucos” ou “diferentes” aqueles que tenham essas condições. Há, portanto, necessidade contínua de colocarmos tais questões em evidência, ampliarmos o conhecimento a seu respeito e promovermos tratamento.


A programação científica levantará questões que certamente vão instigar os participantes à troca de ideias e ao relato de experiências profissionais.


Aproveite a oportunidade de interação científica e social e venha participar da XV Jornada CELPCYRO sobre saúde mental, IV Simpósio CCYM que este ano se agrega ao II Simpósio Internacional ABP/APAL.


Dr.Cláudio MeneghelloMartins

Presidente do Evento

Diretor Secretário da Associação Brasileiro de Psiquiatria - ABP

Presidente da Associação de Psiquiatria Cyro Martins - CCYM (Federada da ABP)

Presidente do Centro de Estudos de Literatura e Psicanalise Cyro Martins - CELPCYRO

Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil