top of page

Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

SOBRE O CURSO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA

 Curso tem suas origens na década de sessenta por inspiração e iniciativa do Professor José de Barros Falcão. Seu trabalho era marcado por um conhecimento da Psiquiatria Clássica, da Psiquiatria Clínica e pela postura de profundo interesse por todas contribuições das variadas vertentes do pensamento psiquiátrico. Ao lado deste conhecimento técnico, era um homem dotado de vasta e inestimável cultura humanística. Desenvolvera suas atividades situando a pessoa acima de tudo, buscando que o ser humano pudesse ser compreendido em toda a sua plenitude existencial. Neste período, dezenas de psiquiatras já se formaram neste Curso, segundo o ideário proposto por seu fundador.

O Curso tem um programa estruturado para o tempo de três anos. 

É coordenado pelo Diretor de Ensino do CEJBF, Dr. Geraldo Rosito. Ministrado por profissionais das mais variadas formações, segue o ideário de ser o mais abrangente possível, orientando o aprendizado pelo contato com as mais diferentes escolas do pensamento psiquiátrico atual, especialmente os conhecimentos originados pelas modernas neurociências e comportamento.

Vistoria-CEJBF-57.jpg

Existe particular ênfase àqueles baseados nas melhores evidências científicas.

 

Outras informações: O curso tem duração de 3 anos, com carga horária de 2.880h anuais.

 

As atividades do Curso, tanto práticas quanto teóricas, ocorrem principalmente de segunda a sexta-feira no Hospital Psiquiátrico São Pedro, na Cruz Vermelha de Porto Alegre, no Hospital Sanatório Partenon e no Ambulatório próprio do CEJBF.

O cursista, para ser aprovado em cada uma das disciplinas, deverá ter uma frequência mínima de 75% e submeter-se a uma avaliação integral de seu desempenho.


No final do curso, o aluno deverá entregar seu trabalho de conclusão - artigo científico para publicação em revista indexada, bem como apresentá-lo em um evento científico específico para esta finalidade.

bottom of page