top of page

Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

NOSSA HISTÓRIA

 MEIO SÉCULO DE DEDICAÇÃO AO ENSINO, À PESQUISA E
À ASSISTÊNCIA NAS ÁREAS DE PSIQUIATRIA E PSICOTERAPIA

O Centro de Estudos José de Barros Falcão, entidade sem fins lucrativos, dedicada ao ensino, pesquisa e assistência nas áreas de Psiquiatria e Psicologia, desde 1968 formou psiquiatras em parceria com a Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, posteriormente denominada Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, hoje Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

 

Em 2009, após 41 anos de vínculo oferecendo à população serviço qualificado, desfaz-se o convênio entre o CEJBF e a atual UFCSPA. Seguido de breve passagem da Secretaria de Ensino pelo Hospital Psiquiátrico São Pedro. Em 2011, o CEJBF passa à sua sede própria, localizada à Rua Uruguai, Centro de Porto Alegre, firmando novas parcerias.

 

Em 2010, o CEJBF formou a última turma de Psiquiatria em conjunto com a UFCSPA, totalizando 30 Cursos de Psiquiatria em 42 anos, além de quatro de Psicoterapias Psicodinâmicas, outras quatro de Psicodrama e mais quatro de Psiquiatria Forense e Saúde Mental.

Em 2012 é firmada uma importante parceria com a Clínica São José, que passa a abrigar a Secretaria de Ensino, a ser local de estágio do primeiro ano do Curso de Especialização em Psiquiatria e a colaborar com os eventos científicos deste Centro de Estudos. Nessa ocasião o CEJBF reformula o Curso de Psiquiatria atendendo os critérios da ABP (03.08.2012).

Desde dezembro/2014 o CEJBF encerrou suas atividades de ensino teórico e prático na Clínica São José. A partir de janeiro/2015, seus principais estágios clínicos desenvolver-se-ão no Hospital Psiquiátrico São Pedro e nos demais parceiros de longa data - Cruz Vermelha, Hospital Universitário Mãe de Deus, Prontopsiquiatria/CISAME, Hospital Parque Belém e Hospital Divina Providência.

Atualmente o Curso está na 40ª turma. A partir de janeiro/2015 com  a grade curricular em 43 disciplinas, treinamentos para os principais problemas de psiquiatria e saúde mental da infância, adolescência, adulto e terceira idade, assim como, treinamentos, capacitações, supervisões e trabalho de conclusão do curso - artigo científico para publicação em revista médica indexada.

Porto Alegre, 30 de janeiro de 2015.

Dr. Luiz Carlos Illafont Coronel
Presidente

Dr. Geraldo Rosito
Diretor de Ensino

HISTÓRIA_CEJBF_2.png
HISTORIA CEJBF.png
HISTÓRIA_CEJBF_3.png
HISTÓRIA_CEJBF_5.png
bottom of page